• cadiz@cadizturismo.com.br
  • (41) 3018-4214

Quando a viagem começa antes…

11992051_10156002371845258_1918136665_n

Leia na página da Bolsa de Valores: http://www.bolsadevaloresdigital.com.br/#!Quando-a-viagem-começa-antes/cem3x/576beafa0cf2b41ee756b25c 

Se tem algo que me deixa com uma inquietação louca é conhecer um novo destino.  Tenho uma lista de desejos de lugares que quero (e vou!) conhecer um dia. Não existe uma ordem de preferência, nem cronológica… Mas a lista existe! (E ela só aumenta! Rsrsrs)

Então quando surge a oportunidade de conhecer um novo lugar, já me sinto viajando antes da hora. Nem preparei a mala ainda, nem estou com o meu cartão de embarque em mãos, mas já me sinto no local!

Como faço para curtir a viagem antes do embarque? Nos preparativos! E é isso que vou compartilhar com vocês:

Ok! Viagem comprada, hotel bem escolhido, período definido e muita vontade de que o tempo passe rápido, certo? Depende! Eu curto tanto esse momento pré-viagem que acho que às vezes, poderia até durar mais! (Lembram que o melhor da festa é esperar por ela? Então!..)

Mapas! Adoro! Gosto dos antigos, de dobrar, do cheiro da tinta, do papel e também viajo por algumas horas na versão eletrônica e completíssima do Google. Posso passar horas verificando o que tem de comércio próximo ao meu hotel, mergulhar no street view e conferir distâncias, passeios a pé, deslocamentos, quilometragens e construções por fora e por dentro. (Vamos combinar que você nem precisa ter uma viagem marcada para fazer isso, né?).

3750e6_0bd60ece336948f295046da8b2c31727-mv2

Depois começo a verificar as combinações de atrativos e vou montando o roteiro dia a dia. Dou preferência por sites oficiais, blogs podem ser úteis, vídeos no Youtube (dou preferência aos institucionais, pois alguns pessoais podem ser chatérrimos) e também revistas especializadas.

Enquanto isso, já vou aproveitando para pesquisar sobre filmes e livros com o tema do destino. Para mim, não tem coisa melhor do que eu conhecer pessoalmente algo que já assisti num filme ou me imaginei naquela paisagem descrita por um autor. (O contrário também acontece na volta de uma viagem: aposto que já aconteceu com você um “já estive ali” com um sorrisinho no rosto!)

A viagem será com mais pessoas? Adoro o poder do compartilhamento e de grupos colaborativos. Adicionar pessoas num grupo fechado para compartilhar as informações sobre determinada viagem é uma prática que tenho faz algum tempo na agência. Dá muito certo! Escolho uns 30 minutos do meu dia para estudar o destino e o que vou encontrando, vou compartilhando com o grupo. Cada descoberta que gera um comentário já é uma forma de curtirmos e discutirmos a viagem antecipadamente.

Além dos filmes e livros, nem sempre consigo, mas indico: fazer uma trilha sonora para a viagem. Pode ser uma playlist básica que todos curtam ou uma só para você, para aquele momento de deslocamento, do relaxamento após um dia de bater perna que você liga uma musiquinha no quarto do hotel… Imagino que você já tenha ouvido uma música que automaticamente tenha te remetido para algum local que você já tenha passado suas férias. (E isso pode ser bom ou ruim! Ir para um lugar que só toca uma mesma música ou um determinado estilo musical pode também ser um problema, mas se você se organizou antes, poderá ter a chance de ter a sua própria trilha sonora).

E por último: planejar é bom, mas não precisa ser uma escravidão. Tenho clientes que saem com tudo tão planejado que ficam reféns de uma planilha a ser cumprida, que mal curtem o local porque precisam ir para o próximo da lista. Lembre-se: você está em férias. Curta no seu tempo, permita-se sentar e ver o mundo passar, observe as pessoas, os modos, os jeitos. Perca-se! Sim, se perder num local que não conhecemos, faz parte do “pacote” e pode ser muito legal.  Mude os planos. Surpreenda-se com as suas descobertas e antes de qualquer coisa: quando chegar aquele momento de preparar a sua mala de viagem, coloque lá dentro o mais importante: um profundo bom humor e seja feliz!

 Desejo muitas boas viagens para vocês!

Contato: anapaula@cadizturismo.com.br

Sobre o autor

* Cádiz Turismo. Agência de Viagens em Curitiba especializada em viagens personalizadas.

Deixe seu comentário

*

Fale Conosco

Não estamos online no momento. Mas você pode nos enviar um email que nós retornaremos em breve.

Perguntas, dúvidas ou reclamações? Eu adoraria ajudá-lo!

Clique ENTER para iniciar o chat